A construção do presídio foi polêmica. Grande parte da população não apóia a decisão de que detentos de alta periculosidade, muitas das vezes, estrangeiros, tenham tantas mordomias por praticar crimes. A maioria dos criminosos de Halden está presa por tráfico de drogas. O diretor da penitenciária, o norueguês Are Hoidal, defende a medida do governo, afirmando que o objetivo da penitenciaria é reintegrar os presos à comunidade e por isso todo o sistema prisional do país é baseado nos direitos humanos.
Muitos hotéis não possuem o luxo que foi empregado no presídio que confina as pessoas em suítes para evitar fugas e rebeliões. Os detentos podem receber a visita das suas famílias, que ficam hospedados em uma casa de hóspedes com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e até um playground. O local tem a capacidade para 248 presos, custou o equivalente a R$ 500 milhões - R$ 2 milhões, gastos, somente em obras de arte.
O vídeo abaixo (que deve estar em norueguês) mostra as instalações da prisão. Aposto que muita gente gostaria de passar uma temporada em lugar tão luxuoso. To errado?
Já imaginou se a moda pega e fazem uma dessa no Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário