quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Carnavais pelo mundo [11]

Chegamos ao fim dessa nossa volta ao mundo... e paramos aonde? Na nossa terrinha maravilhosa, nossa terra de cantos mil, aonte tem palmeiras para se matar os sabiás, nosso cheio de encanto e lindas mulheres Brasil.

Carnaval no Brasil

O Carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o Carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.

Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao Carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.

A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O Carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX, e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o Carnaval ficar mais animado).

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de Agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e se chamava “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do Carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia, o Carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

Veja a seguir os Estados que mais celebram o Carnaval:

Rio de Janeiro


Pernambuco


Para mais fotos dos carnavais do Brasil e para saber mais sobre cada um deles clique aqui

***
Algumas imagens são meramente ilustrativas

Notem a semelhança entre o exelentissimo mestre Girafales e seu clone ao seu lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

†"Even in our darkest time there is still light and hope...even much bigger...just look...We will be back"†

Sei de Tu...

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts