quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Roleta-Russa (que não é russa)

Não se sabe precisamente como surgiu a roleta-russa. A explicação mais aceita é a de que a jovem mulher de um velho milionário americano, querendo encurtar seu caminho até a herança, colocou uma única bala no revólver de seu marido, na esperança de que ele atirasse em si mesmo enquanto limpava a arma, algo que ele fazia todos os dias com todo apuro e cuidado, inclusive testando a maciez do gatilho apertando-o com a arma voltada para si mesmo. Acreditando que ia testemunhar os derradeiros momentos de seu esposo, observou o velho limpar cuidadosamente o revólver e ficou boquiaberta quando ele rodou o tambor para limpar suas juntas, sem perceber a bala solitária que ali se encontrava.

Como esperado, o velho apontou a arma para si mesmo e apertou o gatilho, uma, duas, cinco vezes! A jovem mulher, na quinta tentativa, suspirou de apreensão e denunciou a presença da bala. O marido brincalhão, não acreditando, testou uma última vez a arma, apontando para a cabeça de sua amada e, para seu espanto, matou-a com um tiro certeiro na testa.

O azar da mulher, que de suas cinco chances em seis de ter seu plano bem sucedido, não conseguiu ter êxito em nenhuma, se espalhou pela região, e não demorou até que pessoas tivessem a ideia de testar sua sorte e descobrir se eram ou não tão azarados quanto a golpista.

Na verdade, a roleta-russa não surgiu na Rússia, mas nos EUA. O nome é uma ironia dos americanos, associando a imensa bestialidade de quem pratica a brincadeira com os antigos arqui-inimigos do Tio Sam. Para os Estados Unidos, porém, em um primeiro momento, o tiro saiu pela culatra, pois muitos sulistas, ao ficarem sabendo da brincadeira, acabavam se matando por tenta-la usando armas sem tambor, como pistolas semi-automáticas, espingardas ou soco inglês.

Entretanto, o nome "roleta-russa" acabou sendo útil para o Governo dos EUA no final das contas, pois os familiares de pessoas que perdiam na brincadeira acreditavam que os soviéticos haviam provocado a morte de seus parentes inventando um jogo impossível de ganhar, e cuja sentença, para quem perdesse era a morte.

***
O ministério da saúde adverte: não tente dar o golpe do baú da felicidade por esse método...

Um comentário:

  1. velho, maneiro o texto ;D
    só me explica uma coisa, como é possivel jogar roleta russa com soco inglês?!? AUEAHEAHUUHE

    ResponderExcluir

†"Even in our darkest time there is still light and hope...even much bigger...just look...We will be back"†

Sei de Tu...

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts