sábado, 23 de janeiro de 2010

Carnavais pelo mundo [6]

Carnaval Uruguaio

O carnaval uruguaio é o mais longo do mundo. Começa em janeiro e acaba só em março. Durante quase todo o verão, há comemorações todos os dias nas ruas, nas praças, nos clubes e onde houver a Llamada (chamada). Lá existem escolas se samba como aqui, com tambores, pandeiros e cuícas.

Mas, o que realmente levanta a platéia é o Candombe, ritmo que chegou ao Uruguai trazido pelos escravos africanos. Para os uruguaios esse estilo de dança é como o samba para os brasileiros.

Uma figura tradicional do Cranaval é a "mama vieja" que representa as velhas escravas e um "gramillero", figura encurvada, companheiro de "mama vieja", no estilo "mestre-sala" e "porta-bandeira". Há uma diferença também na forma de dançar. Os uruguaios despertam a atenção pelo jogo de braços. É só ouvir a chamada e sair sacudindo os braços ao som do "repique", o "chico" e o "piano", enquanto o "escubero", faz malabarismos com muito gingado e muita graça.

O candombe projetou o Uruguai e hoje, é como falar tango para a Argentina e samba para o Brasil. As festas carnavalescas uruguaias são regadas a vinho e a cerveja. Os assistentes também, levam o chimarrão bem quente, costume do sul do Brasil.

***
Eles dizem ser o maior do mundo por não conhecer o carnaval na Bahia, cuja sua duração é de 365 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

†"Even in our darkest time there is still light and hope...even much bigger...just look...We will be back"†

Sei de Tu...

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts