sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Carnavais pelo mundo [5]

Partiremos agora para um calmo carnaval (que não se chama carnaval) na Noruega.
Carnaval na Noruega:

O carnaval norueguês tem a mesma origem do carnaval brasileiro, mas em l537 foi extinguido pela Igreja Luterana. Tomou uma nova conotação como uma festa para saudar a chegada da primavera e passou a ser chamada “FASTELAVN”, que significa, a noite antes de um longo jejum de 40 dias.

Atualmente, a Fastelavn é festejada mais pelas crianças nos colégios. Entre as rincadeiras, a mais tradicional é chamada “tire o gato do saco”, que consiste em bater em um gato de brinquedo dentro de um saco. Quem consegue “matar o gato” è eleito o “Rei do Gato”. A criançada usa fantasia de cow-boys, índios, animais, fazendo com que a brincadeira se chame carnaval.

Há também farta distribuição de doces, inclusive um bolinho especial de trigo, recheado com geléias chamado Fastelavn. As crianças também fazem bastões de festa, que são feitos de madeira de bétula, enfeitados com penas coloridas. Com o bastão, é comum as crianças baterem nos pais, o que simboliza que a ordem social pode, por um curto espaço de tempo, ser ivertida. Da mesma forma, se puderem surpreender amigos dormindo, podem dar-lhes surras de bastão.


***
Nada melhor que um calmo carnaval, onde se espancam gatos em sacos e batem nos pais e amigos sonolentos... E eu axando estranho o carnaval na Índia e Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

†"Even in our darkest time there is still light and hope...even much bigger...just look...We will be back"†

Sei de Tu...

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts